Sobre a Revista

Âmbito

A Revista de Turismo & Artes é uma publicação interdisciplinar, transdisciplinar e transnacional, com o objetivo de analisar criticamente as relações, tensões, representações e possibilidades entre o turismo e todas as formas artísticas.

A revista é uma plataforma de divulgação de investigação inédita sobre a interface entre turismo e a arte, desde as artes eruditas às artes populares nas suas múltiplas expressões (ex., artes visuais e performativas, arte digital, fotografia, artesanato, música, literatura, cinema, arte urbana, artes culinárias). O objetivo é ser um fórum para investigadores, estudantes de doutoramento, organizações públicas e privadas sobre, mas não limitado, aos seguintes temas:

  • A relação entre arte, identidade, cultura, imagem e marca dos destinos turísticos, a experiência dos visitantes e as comunidades de acolhimento.
  • A arte como veículo de crescimento económico e/ou inovação criativa.
  • A arte como instrumento político e como alvo de protestos no contexto do turismo.
  • O turismo como promotor das tradições artísticas locais no contexto da globalização e do turismo de massas.
  • A representação artística do turismo nas artes visuais, no teatro, na música e na literatura.
  • Os desafios da autenticidade e os impactos nas culturas locais.
  • Festivais/Eventos de arte e turismo.
  • Tourist art (souvenirs e outras materialidades).
  • Museus e galerias no contexto da atividade turística.

A Revista de Turismo & Artes está sempre aberto a submissões e publica artigos científicos (resultantes de investigação empírica e/ou de natureza mais teórica), revisões críticas e sistemáticas da literatura e relatórios de investigação todos sujeitos a um rigoroso processo de revisão cega dupla.

A revista não cobra taxas de submissão ou de processamento de artigos aos autores e nem taxas de acesso aos leitores.

Frequência de Publicação

A revista tem uma edição por ano, num regime de fluxo contínuo. Isto significa que o artigo será publicado online assim que esteja pronto. Os artigos terão sempre referência à data de publicação, bem como às datas de submissão e de aceitação.

Tipologia de Textos

A Revista de Turismo & Artes publica:

  • Artigos científicos (resultados de investigação empírica e/ou de natureza mais teórica)
  • Revisões críticas e revisões sistemáticas da literatura
  • Relatórios de investigação

Informação sobre o formato de cada tipologia em Normas Editoriais

Política de Acesso Aberto

Seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita da investigação científica contribui para a democratização do conhecimento, todos os artigos publicados na revista são de acesso aberto e ficam imediatamente disponíveis para leitura, descarregamento e partilha, sem qualquer custo para o autor ou para a sua instituição. Os artigos são publicados sob uma licença da Creative Commons Attribution (CC BY NC SA 4.0) que permite a partilha, descarregamento, reprodução em qualquer plataforma, e adaptação do trabalho, para efeitos não comerciais, desde que devidamente citado.

Política de Arquivamento

Como política de arquivamento, a revista utiliza o programa LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo digital distribuído pelas bibliotecas aderentes. Este programa permite que estas bibliotecas criem arquivos permanentes da revista para fins de preservação e restauração. Mais informações em https://www.lockss.org/.

Processo Editorial e de Revisão por Pares

Após a submissão, os trabalhos são inicialmente verificados nos sistemas detetores de plágio disponibilizados pela Universidade do Algarve, para garantir que não estão publicados noutro local (Fase 1). Quando os trabalhos passam esta averiguação inicial sem deteção de problemas, os editores avaliam a conformidade com as normas editoriais, a originalidade, o contributo científico, a adequação da metodologia e a qualidade linguística (Fase 2). Após esta fase, os editores podem pedir aos autores que melhorem o trabalho e o submetam de novo.

Quando os trabalhos passam a Fase 2, segue-se um processo de dupla revisão cega por pares (Fase 3). Os revisores podem ser membros do conselho editorial, do conselho científico da revista, especialistas académicos ou profissionais da área temática do conteúdo do trabalho submetidos. O anonimato dos autores do trabalho submetido e dos pareceres dos revisores é sempre garantido.

O resultado da Fase 3 pode ser: aceitação, aceitação com pequenas alterações, pedido de reformulação extensa e reiniciação do processo de avaliação ou rejeição do trabalho. Quando o trabalho não é rejeitado, os pareceres dos revisores são enviados aos autores para que melhorem o trabalho com base nas sugestões e recomendações dos revisores e, caso necessário, dos editores (Fase 4). Depois de recebida a nova versão do trabalho, os revisores emitem novo parecer (Fase 5). Após esta ou subsequentes rondas de revisão, com base nos pareceres dos revisores e na revisão editorial, os editores decidem aceitar um trabalho (Fase 6).

Números Especiais e Editores Convidados

A Revista de Turismo & Artes recebe propostas de números especiais. Estas propostas devem ser apresentadas diretamente aos editores da revista. Por favor consultar as Diretrizes para Editores Convidados de um Número Especial.

Proteção de Dados

Os nomes e endereços de e-mail dos usuários da revista serão utilizados exclusivamente nas atividades desta publicação (ex., comunicação de novos números editados ou chamadas de trabalhos). A Revista de Turismo & Artes não compartilha, vende ou divulga informações pessoais a terceiros. A revista rege-se pela Política de Proteção de Dados da Universidade do Algarve disponível em www.ualg.pt. Para qualquer questão relacionada, pode contatar o Gabinete de Proteção de Dados usando o seguinte endereço de correio eletrónico: rgpd@ualg.pt.

Código de Ética

O código de ética da Revista de Turismo & Artes fundamenta-se nos princípios de transparência e de boas práticas da publicação académica estabelecidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE) e pelo Publication Manual da American Psychological Association(APA) (2020), nomeadamente no que é apresentado no primeiro capítulo (pp. 11-26, 7.ª edição).

Deste modo, a revista assegura que:

  • os editores e revisores estão vinculados ao princípio de confidencialidade relativamente a todos os materiais submetidos a que têm acesso (APA, 2020, p.18). Este princípio implica também que os editores e revisores não podem, sem o consentimento expresso dos autores, partilhar ou utilizar o material de qualquer manuscrito não publicado nas suas próprias investigações ou na de outros (APA, 2020, p. 25).
  • as submissões são revistas por revisores qualificados, que confirmem a ausência de conflitos de interesses e que garantam um processo de avaliação imparcial e rigoroso.
  • “a autoria é reservada às pessoas que dão um contributo substancial para e que aceitam a responsabilidade por um trabalho publicado” (APA, 2020, p. 24), de modo a desencorajar a existência de autores-fantasma e de autores-convidados.
  • práticas como o plágio, autoplágio, a fabricação e falsificação de dados são fortemente condenadas e a sua presença determinará a rejeição do trabalho. Relativamente a este assunto, a revista aconselha os autores a conservarem os dados associados a um artigo publicado, de acordo com os requisitos institucionais, os requisitos dos financiadores e os acordos com os participantes. Adicionalmente, no processo de submissão online os autores devem confirmar que o trabalho é original, isento de plágio e que não foi nem será submetido a outras publicações. Se a revista detetar plágio e dados fabricados ou falsificados, depois de publicado o artigo, a revista retirará o artigo e publicará as razões dessa eliminação no seu portal online. Estes autores constarão numa lista negra e proibidos de voltar a publicar na revista.
  • Os autores asseguram a ausência de conflitos de interesse, a menção às entidades financiadoras da pesquisa e obtêm permissão dos detentores de direitos autorais para a reprodução de imagens.

Estatuto Editorial

  • Objeto:Revista transnacional de produção científica original e inédita sobre a interface entre turismo e as artes.
  • Objetivo:Criar um espaço internacional de análise crítica das relações, tensões, representações e possibilidades entre o turismo e todas as formas artísticas.
  • Enquadramento formal: A Revista de Turismo & Artes respeita os princípios deontológicos da liberdade de imprensa e ética profissional.

Equipa Editorial

Editores

Rita Baleiro (University of the Algarve, ESGHT, Portugal) https://orcid.org/0000-0002-3188-5150

Kate Torkington (University of the Algarve, ESGHT, Portugal) https://orcid.org/0000-0001-9729-7872

Alexandra Rodrigues Gonçalves (University of the Algarve, ESGHT, Portugal) https://orcid.org/0000-0003-3796-1801

Conselho Editorial

Antónia Correia (University of the Algarve, Portugal) https://orcid.org/0000-0002-6707-8289

Elias Torres Feijó (Universidade de Santiago de Compustela, Spain) https://orcid.org/0000-0003-2890-7707

Freya Higgins Desbiolles (University of South Australia) https://orcid.org/0000-0001-6424-0749

Graham Busby (University of Plymouth, UK) https://orcid.org/0000-0002-7372-3379

Greg Richards (Tilburg University, The Netherlands) https://orcid.org/0000-0002-5903-6310

Mike Robinson (University of Birmingham, UK) https://orcid.org/0009-0006-1827-460X

Nicola MacLeod (University of Greenwich, UK) https://orcid.org/0000-0001-7504-2270

Conselho Científico

Ana Isabel Renda (University of the Algarve, Portugal) https://orcid.org/0000-0002-1279-0703

Anca I Lasc (Pratt Institute, New York, USA) https://www.pratt.edu/people/anca-i-lasc/

Antónia Correia (University of the Algarve, Portugal) https://orcid.org/0000-0002-6707-8289

Carlos Garrido Castelhano (University College Cork, Ireland) https://orcid.org/0000-0002-3979-9193

Charles Mansfield (Independent researcher, Dialogue HE, UK) https://orcid.org/0000-0003-0791-1985

Cláudia Ribeiro Almeida (University of the Algarve, Portugal) https://orcid.org/0000-0002-0790-3152

Deborah Castro-Mariño (University of Groningen, Netherlands) https://orcid.org/0000-0001-7980-0964

Eunice Lopes (Tomar Polytechnic Institute, Portugal) https://orcid.org/0000-0001-9812-851X

Filipa Perdigão (University of the Algarve, Portugal) https://orcid.org/0000-0003-3267-7166

Giovanni Capecchi (Università per Stranieri di Perugia, Italy) https://orcid.org/0000-0002-0464-6445

Hilal Akdemir (KIPT Colab, Portugal) https://orcid.org/0000-0002-7684-1004

Ilia Alvarado-Sizzo (Mexico Autonomous University, Mexico) https://orcid.org/0000-0001-9479-9973

Jaeyeon Choe (Glasgow Caledonian University, UK) https://orcid.org/0000-0003-3990-1730

Jasna Topler Potocnik (University of Maribor, Slovenia) https://orcid.org/0000-0002-1138-3815

Javier De Esteban Curiel (Rey Juan Carlos University, Spain) https://orcid.org/0000-0001-9735-286X

Jo Guiver (University of Central Lancashire, UK) https://orcid.org/0000-0001-6126-3662

João Filipe Marques (University of the Algarve, Portugal) https://orcid.org/0000-0001-8626-5875

Jordi Arcos-Pumarola (CETT - University of Barcelona, Spain) https://orcid.org/0000-0001-5130-570X

Karina Poli Lima da Cunha (University of Rio de Janeiro, Brazil) https://orcid.org/0000-0001-8773-7301

Laura Fuentes-Moraleda (Rey Juan Carlos University, Spain) https://orcid.org/0000-0003-4612-8838

Lindy Stiebel (University of KwaZulu-Natal, South Africa) https://orcid.org/0000-0002-6284-0481

Lorenzo Bagnoli (Università di Milano-Bicocca, Italy) https://orcid.org/0000-0003-0771-3102

Luís Antônio Contatori Romano (Federal University of the Sul e Sudeste do Pará, Brasil) https://orcid.org/0000-0003-2646-5909

Manuel Tojal de Meneses (Instituto Politécnico da Maia, Portugal) https://orcid.org/0000-0003-2583-1065

Marcelo G. Oliveira (Europeia University, Portugal) https://orcid.org/0000-0002-9940-5408

Margarida Viegas (University of the Algarve, Portugal) https://orcid.org/0000-0002-0368-7157

Maria Jaqueline Elicher (Rio de Janeiro Federal University, Brazil) https://orcid.org/0000-0002-4085-9827

Maria Luisa Mura (University Aix-Marseille, CAER/CIELAM, France) https://orcid.org/0009-0005-1905-2200

Mary McGuckin (Atlantic Technological University, Ireland) https://orcid.org/0000-0003-3325-1415

Osiris Marques (Fluminense Federal University, Rio de Janeiro Tourism ObservatoryBrazil) https://orcid.org/0000-0002-1902-9570

Paulo Almeida (Polytechnic of Leiria, Portugal) https://orcid.org/0000-0002-4797-2128

Rita Capurro (Università di Milano-Bicocca, Italy) https://orcid.org/0000-0002-6325-1902

Rosária Pereira (University of the Algarve, Portugal) https://orcid.org/0000-0002-2335-5694

Samet Çevik (Badirma Onyedi Eylül University, Turkey) https://orcid.org/0000-0003-0859-6673

Sara Sousa (Europeia University, Portugal) https://orcid.org/0000-0003-4069-4118

Stijn Reijnders (Erasmus University Roterdam, Netherlands) https://orcid.org/0000-0002-1039-5101

Yannick Gouchan (University Aix-Marseille, France) https://orcid.org/0000-0002-0803-9159

Apoio Editorial

Rúben Correia (University of Algarve, Portugal) https://orcid.org/0000-0001-9126-8739

Apoio Informático

André Brito (afbrito@ualg.pt)

Paula Serdeira Azevedo (pscorreia@ualg.pt) https://orcid.org/0000-0002-0775-5604