Normas Editoriais
Com o objetivo de facilitar a submissão, avaliação e publicação dos trabalhos submetidos, a equipa editorial da Revista de Turismo & Artes estabeleceu as seguintes normas editoriais e instruções para os autores. Por favor, leia-as atentamente, antes de submeter o seu trabalho.
- A publicação na Revista de Turismo & Artes é gratuita para os autores.
- O trabalho deve ser inédito, apresentado de acordo com os padrões de estilo e de referenciação bibliográfica definidos nas "Instruções para Autores" e não estar em processo de avaliação ou já publicado noutro suporte material ou digital.
- Os autores são detentores dos direitos de autoria e concedem à revista o direito da primeira publicação do trabalho sob a licença da Creative Commons Attribution (CC BY NC SA 4.0) que permite a partilha, descarregamento, reprodução em qualquer plataforma, e adaptação do trabalho, para efeitos não comerciais, desde que devidamente citado.
- A revista cumpre os requisitos da dupla revisão cega, como tal, o texto e eventuais anexos não podem contar qualquer referência que permita, direta ou indiretamente, identificar os autores. A equipa editorial da Revista de Turismo & Artes verificará se o texto foi corretamente anonimizado.
- O conteúdo dos artigos é da responsabilidade dos autores, assim como a obtenção da permissão de reprodução de imagens ou outros conteúdos sujeitos a direitos de autor.
- No processo de escrita, os autores podem utilizar IA generativa para melhorar a legibilidade do texto. Se for esta a opção, os autores devem sempre rever e editar os resultados oferecidos pela IA generativa, pois os autores devem ser os únicos responsáveis pela exatidão das suas submissões. As ferramentas de IA não podem ser coautoras do trabalho nem citadas como autor. Os autores não podem utilizar IA generativa criar ou modificar figuras ou imagens, nem para analisar dados. Na carta aos editores, os autores devem incluir a seguinte frase e completá-la de acordo com a sua atuação: "Na preparação deste trabalho, os autores utilizaram [NOME DO MODELO OU FERRAMENTA UTILIZADOS] para [ESPECIFICAR A RAZÃO].
- Antes de fazer a submissão, deve primeiro registar-se indicando o nome, filiação institucional, o ORCID (https://orcid.org/), contactos e a nota biográfica.
- O processo de submissão é eletrónico, após a realização de registo, de acordo com as instruções do sistema.
- Depois do trabalho publicado, os autores devem promover ativamente a sua investigação através das redes sociais e de outros canais para aumentar a sua visibilidade.
Instruções para Autores
- Corpo do texto: espaçamento 1,5, Times New Roman 12 pt, formato A4 com margens padrões.
- Os ficheiros para submissão dos artigos deverão ter formato Microsoft Word e ocupar até 2 MB.
- O trabalho submetido pode ser escrito em Português ou Inglês. Os trabalhos escritos em português têm de conter um título (máximo de 14 palavras), resumo (150 palavras) e cinco palavras-chave em português e em inglês.
- Tipologia de textos: a revista publica artigos científicos (resultantes de investigação empírica e/ou de natureza mais teórica) devem ter entre 7000 e 9000 palavras, as revisões críticas da literatura entre 2000 e 3000 palavras e os relatórios de investigação entre 3000 e 4000 palavras, incluindo resumo, palavras-chave, figuras, tabelas e bibliografia.
- Notas de rodapé: podem ser excecionalmente usadas.
- Os autores devem incluir o DOI ou URL de cada uma das referências bibliográficas.
- O trabalho deve ser submetido anonimizado e sem quaisquer referências aos autores que possam permitir, direta ou indiretamente, a sua identificação.
- Tabelas e figuras (designam-se de figuras os gráficos, ilustrações, imagens, esquemas, mapas e fotos): todos devem ser titulados e numerados. Não colocar referência à fonte, caso tenham sido produzidos pelo autor do trabalho. No corpo do texto, a referência às tabelas e figuras é obrigatória (ex. Tabela 1, Figura 1). Estes elementos gráficos devem ser colocados no texto e, também, enviados separadamente em formato editável.
- As secções: do trabalho devem ter um título, ser numeradas e incluir um máximo de duas subsecções(ex. 1.1. e 1.1.1.).
- Citações (com mais de 50 palavras): devem ser apresentadas num bloco isolado, sem aspas, com espaçamento simples e Times New Roman 11.
- Aspas: nas citações diretas ou títulos de artigos ou de outras obras, devem usar-se as aspas elevadas ("..."). No caso de citação dentro de citação, colocar as aspas angulares («...»).
- Itálico: usa-se o itálico no título de livros (e de outras obras) ou em palavras que não a da língua com que se escrever o trabalho.
- Números: de zero a nove deve usar-se a expressão verbal por extenso, assim como quando a frase inicia com uma referência a um número (ex. "Vinte e quatro por cento"). No entanto, deve-se usar o numeral em tabelas, figuras e antes de unidades de medida (ex. 7 cm).
- Agradecimentos: devem aparecer depois das "Conclusões" e antes da lista de Referências.
- Declaração de Conflito de Interesses: caso seja relevante, deve surgir após os "Agradecimentos" e antes da referência ao "Financiamento". Se não existir qualquer conflito, indique que "O(s) autor(es) declara(m) que não existe qualquer conflito de interesses".
- Financiamento: deve surgir depois dos "Agradecimentos", da "Declaração de Conflito de Interesses" e antes da lista de Referências.
- Referências bibliográficas no corpo do texto e na lista final devem seguir o estilo definido pela APA (7.ª edição).
Nota:Para uma obra com um ou dois autores, indicar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em todas as citações. Para uma obra com três ou mais autores, indicar apenas o nome do primeiro autor mais et al. em todas as citações, incluindo a primeira citação, a menos que isso crie ambiguidade (cf. APA, 2020, 7.ªedição, p. 266).
Tipologia de Textos
Artigo Científico
A revista publica artigos que resultem de investigação empírica original e/ou de natureza mais teórica. Um artigo deve conter uma introdução, uma revisão da literatura, uma descrição das metodologias utilizadas, uma apresentação dos principais dados com discussão e conclusões.
- Entre 7000 e 9000 palavras (incluindo resumo, palavras-chave, figuras, tabelas e bibliografia);
- Resumo (150 palavras);
- 5 palavras-chave.
Revisão Crítica e/ou Sistemática da Literatura
A revista convida também à submissão de revisões sistemáticas de literatura de natureza teórica, conceptual ou metodológica, que tragam avanços para a investigação e ofereçam perspetivas originais, perspicazes e úteis sobre as interseções entre o turismo e as artes. Esta tipologia textual deve incluir objetivos e conclusões claros.
- Entre 2000 e 3000 palavras (incluindo resumo, palavras-chave, figuras, tabelas e bibliografia);
- Resumo (150 palavras);
- Até 5 palavras-chave.
Relatório de Investigação
A revista também publica relatórios de investigação nos quais se apresentem e discutam dados preliminares e conclusões de um projeto de investigação atual (não aceitamos propostas de pesquisa). Um relatório de investigação deve conter uma introdução, uma revisão da literatura breve e concisa, uma descrição das metodologias utilizadas, uma apresentação dos principais dados com discussão e conclusões.
- Entre 3000 e 4000 palavras (incluindo resumo, palavras-chave, figuras, tabelas e bibliografia);
- Resumo (150 palavras);
- Até 5 palavras-chave.
Diretrizes para Editores Convidados de Números Especiais
A Revista de Turismo & Artes tem todo o gosto em receber propostas de Números Especiais.
Apresentação da Proposta aos editores da revista com os seguintes elementos:
- Um título provisório para a Edição Especial (não deve exceder 14 palavras).
- Proposta de Objetivos, Âmbito e Tema (incluir uma lista de possíveis tópicos).
- Uma lista de 4 a 6 palavras-chave que reflitam os temas-chave da edição.
- Nome(s) do(s) Editor(es) Convidado(s), juntamente com os seus endereços de correio eletrónico institucionais, afiliações e bionotas breves. Deve haver pelo menos dois Editores Convidados por proposta.
- Um cronograma que inclua o prazo para a apresentação de resumos; prazo de submissão de artigos completos; primeira ronda de revisões e notificação dos resultados (não mais do que 3 meses após o prazo de submissão); segunda ronda de revisões (caso se preveja necessária) e data prevista de publicação.
Responsabilidades
- Definir o âmbito do número especial e justificar a sua relevância para a revista.
- Identificar e convidar potenciais autores para inclusão no número especial.
- Definir o cronograma (em conjunto com os editores da revista).
- Efetuar a avaliação inicial das submissões para o número especial e recorrer a um sistema detetor de plágio.
- Identificar e convidar potenciais revisores (pelo menos dois por submissão), cumprindo o processo de dupla revisão cega estabelecido pela revista.
- Gerir o processo de revisão por pares no sistema de submissão e notificar os autores sobre a avaliação dos revisores. Sugerir edições e revisões adicionais, se necessário.
- Informar os editores da revista antes de tomar uma decisão final sobre a aceitação dos artigos.
- Escrever um editorial para o número especial e sugerir uma ordem de publicação dos artigos.
- Fornecer a informação solicitada pelos editores da revista para garantir a edição do número especial.
Responsabilidades Éticas
- Assegurar que o processo de dupla revisão cega é justo e imparcial e selecionar revisores com conhecimentos e experiência adequados na área.
- Proteger a confidencialidade de todo o material submetido à revista e de todas as comunicações com os revisores.
- A edição especial pode incluir uma submissão (para além do Editorial) do(s) editor(es) convidado(s), mas deve também ser sujeita a revisão por pares de acordo com a política definida pela revista. O tratamento e as decisões sobre as submissões do(s) editor(es) convidado(s) serão da responsabilidade dos editores da revista.